Questão 75 – ANTAQ 2009 – Analista Administativo – Qualquer Área de Formação

75 O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) é um sistema de tecnologia da informação implantado e utilizado pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta orçamentária.

 

GABARITO = E

 

O SIDOR é realmente utilizado para estruturar, organizar e elaborar a proposta orçamentária. Entretanto, foi implantado e é utilizado pelo governo Federal, somente.

 

Questão errada.

2 Respostas to “Questão 75 – ANTAQ 2009 – Analista Administativo – Qualquer Área de Formação”


  1. 1 Leonardo 11/08/2010 às 11:39

    Caros,

    outro erro na minha opinião dessa questão é que o SIDOR tem o papel de permitir a elaboração da proposta orçamentária e além disso, a revisão do PPA e tem o PLOA como seu produto ofinal.

    Fundamentação:
    http://www.serpro.gov.br/imprensa/publi … ro-e-agora
    (http://www.serpro.gov.br/noticias-antig … 0060905_05)

    Abraço e espero ter colaborado.

    • 2 tuliosales 12/08/2010 às 2:44

      Leonardo,

      ótima observação! O SIDOR é utilizado em diversas operações, tais como na captação da proposta quantitativa do PPA 2008 a 2011 e solicitação de alterações quantitativas no orçamento.

      No processo de revisão do PPA, o SIDOR pode ter participação também, no que tange a inclusão/exclusão da chamada parte quantitativa dos programas.

      Entretanto, seu comentário não indica outro erro da questão, mas sim que ela está incompleta, por não citar a participação do SIDOR na elaboração do PPA em seu enunciado.

      Cumpre lembrar, ainda, que nem sempre o SIDOR é o sistema utilizado para detalhar a proposta de orçamento. Para os anos de 2010 e 2011, o sistema utilizado para tal fim é o SIOP – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento. Entretanto, o SIDOR, para os exercícios de 2010 e 2011, continua sendo utilizado para as solicitações de alterações quantitativas no orçamento.


Deixe um comentário




Categorias